Main Content

  BIG DATA Vivemos uma realidade em que o Big Data está disseminado em empresas do mundo todo. Uma pesquisa recente entrevistou representantes de cerca de 200 companhias de diversos segmentos. Os resultados apontaram que quase metade (48%) das organizações investiram em Big Data em 2016.

A principal finalidade do Big Data é permitir a análise do imenso volume de dados disponíveis transformando-os em informações realmente úteis para um determinado fim. Por exemplo, na área da saúde tem-se a possibilidade de gerenciar o tratamento de pacientes com o uso de dados complementares na tomada de decisão da equipe médica. Ainda se tornam possíveis a melhoria na qualidade da prestação de cuidados, redução de custos, possibilidade de diagnosticar as doenças em estágios iniciais, tratamento personalizado e poder acompanhar doenças crônicas de forma dinâmica e eficiente. Alguns hospitais estão usando dados coletados a partir de um aplicativo de telefone celular, de milhões de pacientes, para permitir que os médicos usem medicina baseada em evidências, ao invés de administrar vários testes de laboratório para todos os pacientes que vão para o hospital.

Existem algumas soluções de análise de dados distribuídos como o Hadoop, que proporcionam alta escalabilidade e tolerância a falhas, mas elas geralmente não têm uma interface de usuário amigável e demandam especialistas em programação para implatar seus vários módulos. Nossa proposta para superar esta dificuldade está no uso do RapidMiner Radoop que executa processos do RapidMiner diretamente dentro Hadoop, destravando o valor de seus dados para uma ampla gama de aplicações de análise preditiva.

 

 

 

Entenda como Funciona